Filosofia de preços da AWS

A filosofia de preços da AWS é resumida da seguinte forma:

  1. Você paga somente pelo o que usar;
  2. Você pode iniciar ou parar um serviço a qualquer momento;
  3. Não existe contrato de longo prazo.

A AWS oferece uma gama muito grande de serviços, e para cada serviço você paga exatamente pelo que utilizou, aqui vale uma observação: a AWS cobra a hora fechada, isso quer dizer que se você usou 5 minutos, 10 minutos ou 55 minutos pagará o valor de 1 hora completa.

O modelo de preço da AWS é explicado a seguir:

Pague somente pelo o que usar: Não existe comprometimento ou contratos de longo prazo. Não é necessário investir em equipamentos físicos e acabar não utilizando toda a sua capacidade, ou pior, sendo penalizado por ter comprado um hardware com capacidade abaixo do esperado e acabar prejudicando o projeto. Os servidores (EC2) são cobrados por hora e os armazenamentos de dados (S3) por gigabytes.

Pague menos quando fizer uma reserva de instância: Para determinados serviços é possível reservar um tipo de instância (também conhecido como instância reservada), em alguns casos é possível economizar até 75% se comparado com as instâncias On-Demand. Quanto mais você antecipar o pagamento mais economia terá.

Quanto mais você cresce, menos você paga: Quanto mais instâncias reservadas você compra, mais descontos você recebe com o volume.

Quanto mais a AWS cresce, menos você paga: A AWS constantemente tenta reduzir seus custos com data center, hardware, consumo de energia, etc. e devido a economia de escala acaba diminuindo os valores de seus serviços.

Abaixo o ciclo virtuoso da filosofia da definição de preço.

About Andrey R. Freitas

Gerente de TI, Projetos e Sistemas; Professor; Consultor; Escritor e Pesquisador em gestão de custos em Cloud AWS.