5 dicas rápidas para reduzir seus custos na AWS

Neste artigo apresento 5 dicas rápidas de como reduzir seus custos na AWS (Amazon Web Services), acredito que você também não quer ter surpresas no final do mês!

1. Escolha sabiamente suas instâncias EC2

Utilizar uma instância menor pode não ser uma escolha correta quando se pensa em economizar dinheiro. Por exemplo: uma instância do tipo “c1.medium” rodando Linux custa mais que duas vezes uma instância do tipo “m1.small”, porém oferece cinco vezes mais poder de computação (ECU). Em alguns casos onde é necessário trabalhos pesados de computação poderia ser mais barato usar uma c1.medium ao invés de uma m1.small mais barata.

2. Utilize instâncias reservadas de EC2 quando possível

Com Instâncias Reservadas (RI) você chega a economizar até 76% em comparação com as instâncias on demand, reduzindo seus custos de forma significativa. Instância reservada é apenas um conceito de faturamento e pode ser reservada por 1 ou 3 anos.

3. Utilize o Amazon Glacier para o arquivamento de arquivos

O Amazon Glacier é otimizado para armazenar dados que raramente são acessados, por isso o seu custo é mais baixo se compararmos com o S3. Verifique se não há buckets no S3 que poderiam ser transferidos para o Glacier.

4. Desligue quando não estiver utilizando

A AWS possui o conceito de “Pague somente pelo que usar”, portanto se você não estiver utilizando desligue. Há instâncias EC2 não necessárias que estão rodando? Desligue. A equipe de desenvolvimento não trabalha a noite e finais de semana? Desligue o ambiente de desenvolvimento. A equipe de qualidade não testa os softwares a noite e finais de semana? Então desligue o ambiente de homologação. Se as instâncias forem desligadas todas as noites você poderá economizar até 50%, se incluir os finais de semana a economia será maior ainda!

5. Elastic IP somente é pago se for reservado e não estiver alocado

Verifique se você não está pagando por EIP não utilizados.

Em breve incluirei mais dicas nesta lista.

About Andrey R. Freitas

Gerente de TI, Projetos e Sistemas; Professor; Consultor; Escritor e Pesquisador em gestão de custos em Cloud AWS.