Dado + Medida + Informação + Conhecimento + Inteligência = Métrica

Recentemente li o livro Indicadores de Gerenciamento de Projetos – Monitoração Contínua de Armando Terribili Filho e achei genial o modo como ele exemplificou as diferenças entre Dado, Informação, Conhecimento e Inteligência, portanto seguirei o mesmo raciocínio neste artigo.

O que é dado, medida, informação, conhecimento e inteligência?

Imagine que você recebeu um e-mail de um conhecido, contendo somente o número 39. Isto mesmo: 39! Você fica intrigado, pois esse dado não lhe diz muita coisa. Depois de alguns minutos você recebe uma segunda mensagem do mesmo conhecido e o número 39 agora vem acompanhado por uma unidade de medida, graus Celsius (ºC), essa informação passa a representar algo para você: a temperatura de 39ºC (39 é o dado e ºC é a medida), que pode ser de um ambiente, de uma pessoa ou conteúdo líquido. Se em uma terceira mensagem você receber o texto informando que uma pessoa está com 39ºC, isso indicará que há febre. Essa sua decisão baseia-se no conhecimento de que a temperatura normal do corpo humano oscila entre 36ºC e 37ºC, e que temperaturas acima indiquem que há febre e que temperaturas abaixo indiquem hipotermia.

Mas e a inteligência? Inteligência é o conhecimento que foi sintetizado e aplicado à determinada situação, baseada na experiência e intuição. Podemos dizer que inteligência seria ministrar um medicamento à pessoa com febre, ou qualquer outra iniciativa, com base na sua experiência.

Portanto os cinco níveis hierárquicos de uma métrica são:

  • Dado: é a classe mais baixa de informação, é a matéria-prima que será utilizada na produção de informações. Geralmente são representados por um número ou valor. Por exemplo: trinta e nove, dois, um, verdadeiro, falso, baixo, alto, sim ou não. Por si só, os dados são essencialmente inúteis porque falham em transmitir qualquer informação útil.
  • Medida: cada medida é composta de um ou mais dados. Medidas trazem clareza aos dados, agrupando-os em relacionamentos reais e adicionando um pouco de contexto.
  • Informação: é o resultado do processamento de uma medida, mesmo que seja uma interpretação inicial. A informação adiciona contexto na forma de significado, tornando assim as medidas compreensíveis.
  • Conhecimento: é a avaliação da informação, sua relevância e importância, por isso a transformação da informação em conhecimento depende do background do receptor da mesma quando a interpreta.
  • Inteligência: é o conhecimento que foi sintetizado e aplicado à determinada situação.

A métrica conta uma história completa usando dados, medidas, informação, conhecimento, inteligência e outras métricas para responder a uma questão-raiz (vou deixar o assunto questão-raiz para um outro artigo ;).

Mas por que eu devo saber os cinco níveis hierárquicos e suas diferenças? Porque para você desenvolver dashboards, indicadores e KPIs precisará levantar os dados para gerar uma medida, através do seu conhecimento e experiência irá verificar se a informação é realmente relevante para a empresa, e finalmente para que o cliente possa usar a informação com inteligência. Simples, não?

Você já fez algum levantamento onde o usuário se preocupou somente com os dados sem saber se realmente eram importantes para a empresa? Pense nisso.

Este artigo é uma introdução ao assunto e o primeiro de uma série sobre Indicadores, KPIs e Métricas e como incorporá-los aos Dashboards do QlikView e Qlik Sense.

Até o próximo artigo.
Andrey Rodrigues de Freitas

About Andrey R. Freitas

Gerente de TI, Projetos e Sistemas; Professor; Consultor; Escritor e Pesquisador em gestão de custos em Cloud AWS.