Tipos de gráficos do QlikView

Gráfico de Barras

Este é o tipo de gráfico mais básico e conhecido. Cada valor do eixo-x corresponde a uma barra. A altura da barra corresponde ao seu valor numérico no eixo-y.

Gráfico de Pizza

O primeiro gráfico desse tipo que se tem registro foi publicado por William Playfair, que também inventou os gráficos de linha e de barras, em 1801. O gráfico de Pizza é um círculo, que representa um todo, cada fatia representa uma parte do todo. Lembre-se que a soma de todas as fatias devem somar 100%.

Gráfico de Linhas

O gráfico de linhas é basicamente definido da mesma maneira que o gráfico de barras. Em vez de usar barras, os dados são apresentados como linhas entre os pontos de valores.

Gráfico Combinado

O gráfico combinado permite a combinação de recursos do gráfico de barras com os do gráfico de linhas. Uma expressão será mostrada por linhas e/ou símbolos, a outra, como barras. Abaixo um exemplo usando Pareto.

Gráfico de Dispersão

O gráfico de dispersão desenha os pontos de dados que representam combinações de expressões, iterados em uma ou várias dimensões. Os dois eixos são contínuos, representando uma expressão cada.

Gráfico Mekko

Os gráficos Mekko apresentam dados usando barras de largura variável. Eles podem exibir até três níveis de dados em um gráfico bidimensional. Os gráficos Mekko são úteis em áreas como a análise de mercado.

Gráfico de Grade

O gráfico de grade é uma variação do gráfico de dispersão que desenha os valores de dimensão nos eixos e usa uma expressão para determinar o símbolo do desenho.

Gráfico de Radar

O gráfico de radar é uma variação do gráfico de linhas, no qual o eixo-x é desenhado em um círculo ao redor do gráfico, resultando em uma projeção semelhante à de uma tela de radar ou uma teia de aranha.

Gráfico de Mostrador

Os gráficos de mostrador são usados para mostrar o valor de uma única expressão sem dimensões.

Gráfico de Blocos

O gráfico de blocos mostra a relação entre os valores de expressão como blocos de área variável. Cada bloco de dimensão é dividido em sub-blocos. A área total do gráfico de blocos é sempre igual a 100% dos valores.

Gráfico de Funil

O gráfico de funil é normalmente usado para mostrar dados nos fluxos e processos. Do ponto de vista da exibição, ele está relacionado ao gráfico de pizza. O gráfico pode ser mostrado com a altura/largura do segmento ou a área do segmento proporcional aos dados. Também é possível desenhar o gráfico com alturas/larguras de segmento iguais.

Abaixo um Dashboard e vários gráficos criados no QlikView.

About Andrey R. Freitas

Gerente de TI, Projetos e Sistemas; Professor; Consultor; Escritor e Pesquisador em gestão de custos em Cloud AWS.